As pernas traseiras são bem maiores que as da frente; Por isso, ela vai correndo num galope que é mais um sucessão de saltos acionados pelas patas de trás. No encalço da paca vem a matilha barulhenta de cães, na vanguarda de um grupo de caçadores.
Antes que os cães possam alcança-la, a paca chega a uma das aberturas de sua toca e desaparece. Na excitação atropelada, todos os cães procuram segui-la, mas acabam por se atrapalhar. Além disso, a abertura é pequena demais para eles. Não que haja muita diferença de tamanho entre uma paca das grandes e um cão de caça médio. Com seus 70 centímetros de comprimento, a paca chega a ser quase tão grande quanto um cão. Mas tem pernas mais curtas, rasteja melhor pelo túnel.
Logo chegam os caçadores, que começam a procurar as outras saídas da toca. Um deles se lembra de ir até o rio para olhar, mas é tarde. A paca já escapou, depois de ter chegado à água por um dos túneis que desembocam sob a tona. Agora, depois de haver emergido de um longo mergulho, a paca já vai longe, rio abaixo. O dia foi da caça pra variar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário